Processos Comunicação Digital, Panorama Arte Tecnológica II (Questionamento)


Panorama da Arte Tecnológica”. Santaella, Lúcia (2003). Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo, Paulus Editora.
 

  1. “Cada período da história da arte no Ocidente tem sido marcado pelos meios que lhe são próprios.”. A arte de cada período da história é caracterizada pela produção e distribuição dependente dos meios e técnicas conhecidas na época. Daí que segundo o autor, o mundo Grego recorria à cerâmica e escultura, o Renascimento é caracterizado pela pintura a óleo, e a partir do século XIX inicia-se a utilização de novas tecnologias a partir do advento da fotografia, seguido do vídeo, cinema e arte digital.

  1. Qual é a grande mudança que ocorre com o advento da câmera fotográfica? A captura da imagem e sua impressão e distribuição em papel, corta com o lado artesanal, interpretativo e conceptual da pintura, cerâmica e escultura no que concerne à representação da imagem. A imagem passa a ser vista, como ela é na natureza, e sem recurso a técnica do artista na sua captação, permitindo que qualquer pessoa pudesse captar a imagem.


     3.      Qual é a relação entre a seguinte passagem do texto de Santaella e o conceito de arte tecnológica exposto no texto de Martin Heidegger “The question concerning technology”?

“Nessa medida, a arte tecnológica se dá quando o artista produz sua obra através da mediação de dispositivos maquínicos, dispositivos estes que materializam um conhecimento científico, isto é, que já têm uma certa inteligência corporificada neles mesmos.”. Para Heidegger, a técnica como meio para um fim e actividade do homem, são dois conceitos reciproquos, colocando a enfase na manipulação da técnica enquanto meio e instrumento, mas num sentido de manusear com espirito a técnica. Heidegger considera que o homem, como parte da natureza, participa no processo e utiliza a técnica moderna numa lógica de desencobrimento explorador utilizando a técnica embutida de conhecimento como mediação para desencobrir a arte na natureza. Como tal, o conceito de mediação pela tecnologia exposto por Santaella é o mesmo conceito de utilização da tecnologia e incorporar o homem num bestand de desencobrimento da natureza, isto é, da arte escondida na natureza.

  1. Em que sentido a arte moderna desconstrói o passado a partir do uso de dispositivos tecnológicos? Pelo facto de desconstruir os princípios de estruturas de espaço e tempo de imagens reais ou imaginárias mas numa representação bem definida característica da arte antiga, possibilitada pela necessidade de novos conceitos e pela nova tecnologia, nomeadamente simiótica e pelo advento de instalações artísticas de intervenção e interacção entre a obra e o observador.

  1. Quais foram as possibilidades artísticas que surgiram com a emergência da arte tecnológica? A experimentação e interacção ao vivo, novas formas de captura, manipulação e distribuição da obra de arte, e uma maior amplitude e meios de acesso à obra, tornando complexo e criativa a relação entre criação, difusão e interacção.
 
     6.      Desenvolva as suas ideias sobre o desenvolvimento do cinema e da ciberarte a partir da seguinte reflexão: “...quando surge um novo meio de produção de linguagem e de comunicação. Observa-se uma interessante transição; primeiro o novo meio provoca um impacto sobre as formas e meios mais antigos. Num segundo momento, o meio e as linguagens que podem nascer dentro dele são tomados pelos artistas como objecto de experimentação.” Como se fosse uma forma de testar e de aceitar os novos meios, começa-se por aplicar os novos meios para refazer meios antigos, como é o caso dos pintores na utilização da fotografia para montar as cenas a pintar, ou a simples captura de imagens de fotografia ou vídeo, sem experimentação. Depois, passa-se a explorar melhor os novos meios, em termos de ferramentas para criação, como se fossem pinceis e cores, mas com novos meios, gerando novas formas de criação. Daí que no caso do cinema, pelo facto de captura, montagem e criação se dar antes de exposição, primeiro replicou-se como tecnologia de vídeo, para depois se inovar e explorar o lado de composição e efeitos possíveis com esta linguagem. No caso da CiberArte está mais associado a uma evolução natural da videoarte para uma fusão com a digitalarte com imagens de síntese associada à distribuição online, que levou a novos caminhos de exploração mediante interacção e virtualização, como parte do próprio processo.
 
  1. Qual é a relevância do grupo Fluxus e do artista Nam June Paik para o desenvolvimento da arte tecnológica? O Movimento Fluxus é de extremamente crítico e céptico relativamente à arte, criando obras de arte com tecnologia mas numa lógica de anti-máquina para criar um mal estar geral para com a tecnologia. No entanto, ao fazê-lo, criou novas formas de arte tecnológica, sendo que autores como Paik referiam que “os tubos de raios catódicos haveriam de substituir a tela”. Daí a sua importância para a visão da tecnologia numa evolução de máquina funcional para arte tecnológica.

  1. Explique o conceito de “cinema expandido”. Cinema expandido corresponde à utilização de interacção e virtualidade ao próprio cinema, na sua vertente de modelo de exposição, sendo que os materiais e espaços de exposição são eles próprios uma instalação mutável ou preparadas para criar um efeito de imersão e maior adaptação, imersão e interacção entre espectador e obra de arte.

  1. Definição de ciberarte. Arte interactiva ou ciberarte é uma forma de arte mediada e baseada em computador associada a comunicações, onde o utilizador interage com a própria obra de arte com este meio de acesso.
 
  1. Qual é o salto quântico que se efectua com a passagem das tecnologias electroeletrónicas, pré-era digital, para as tecnologias teleinformáticas da era digital? Essencialmente o acesso livre, ubíquo e interactivo a partir de qualquer lugar, virtualizando a instalação e permitindo a colaboração remota na criação e fruição da obra de arte.

  1. Como se caracteriza a arte dos meios digitais e como se configuram as principais tendências da ciberarte nos diversos campos artísticos? Cada vez maior hibridização de meios, interacção, virtualização e globalização de iniciativas, com integração mais rápida de novas tecnologias de agentes inteligentes, corpo como sensor de interacção e maior capacidade e rapidez na renderização de imagens, que permite uma maior conjugação de meios a serem compostos em torno de conceitos inovadores. Parece-me igualmente que existe uma maior aproximação entre arte e entretenimento, sendo que a indústria de jogos é um dos maiores exemplos de conjugação de hibridização, arte e entretenimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário